Sobre o Congresso

Bem-vindos ao VII Congresso Brasileiro sobre o uso racional de medicamentos!
É com muita satisfação que o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde anuncia a realização do VII Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos (VII CBURM), em Brasília-DF, no período de 10 a 12 de dezembro de 2019. O tema desta edição é: “Desafios e perspectivas para o uso racional de medicamentos na prática interprofissional”.
O Congresso é organizado pelo Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM) e pretende subsidiar a elaboração de diretrizes e estratégias para a promoção do uso racional de medicamentos. Serão três dias de atividades entre cursos, oficinas, palestras, mesas redondas, painéis, além de atividades interativas, os quais contarão com a contribuição de personalidades marcantes tanto a nível nacional como internacional.
Esta iniciativa tem por finalidade orientar e propor ações, estratégias e atividades para a promoção do uso racional de medicamentos no âmbito da Política Nacional de Promoção da Saúde, visando ampliar e qualificar o acesso a medicamentos que atendam aos critérios de qualidade, segurança e eficácia. Por isso, aguardamos a participação de estudantes, professores, gestores, pesquisadores e profissionais de saúde das diversas áreas envolvidas no uso de medicamento como nutricionistas, psicólogos, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e demais atores relacionados à temática.

Edições Anteriores

2005 - I Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos em Porto Alegre/RS. Deu início a uma nova estratégia para a promoção do uso racional de medicamentos (URM) no Brasil. A importância desta estratégia foi reconhecida pelo Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Organização Pan-Americana de Saúde/OMS no Brasil.

2007 - II Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos em Florianópolis/SC, cujo tema foi “Incorporando o uso racional de medicamentos na agenda da saúde do Brasil”.

2009 - III Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, em Fortaleza/CE, com o tema “Incorporando o uso racional de medicamentos às práticas profissionais em saúde”.

2012 - IV Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, realizado em Salvador/BA, com o tema “Incorporando o Uso Racional de Medicamentos no contexto da atenção à saúde”.

2014 - V Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos foi realizado em São Paulo/SP, com o tema “O uso racional de medicamentos e a segurança do paciente”.

2017 - VI Congresso Brasileiro sobre Uso Racional de Medicamentos foi realizado em Foz do Iguaçú/PR, em 2017, com o tema Com o tema “Múltiplos olhares para cuidar das pessoas”.
Image