Mensagem da Comissão Científica

É com muito entusiasmo que anunciamos o VII Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos com o tema “Desafios e perspectivas para o uso racional de medicamentos na prática interprofissional”. O Uso Racional de Medicamentos é uma prática cuja finalidade é reduzir eventos resultantes da má utilização de medicamentos, os quais incluem utilização de doses maiores ou menores que as indicadas para situação, tratamentos mais prolongados que o necessário, não adesão às terapias, interrupção e outros.

Para tanto, a interprofissionalidade é fundamental para a promoção do URM no âmbito de um sistema universal de saúde, o SUS.
Com o Congresso, queremos subsidiar a elaboração de diretrizes e estratégias para a promoção do uso racional de medicamentos, visando ampliar e qualificar o acesso a medicamentos que atendam aos critérios de qualidade, segurança e eficácia. Para isso, preparamos uma série de atividades que contarão com a contribuição de importantes convidados, tanto a nível nacional como internacional. Serão três dias de cursos, oficinas, palestras, mesas redondas e atividades interativas. Prepare-se para participar ativamente desse programa!

Além disso, você poderá submeter seu trabalho para apresentação. Veja se ele se encaixa em pelo menos um dos temas do Congresso: Educação e prática interprofissional colaborativa, segurança do paciente na utilização de medicamentos, uso racional de antimicrobianos, medicalização da sociedade e desprescrição e descontinuação de medicamentos na Atenção Primária à Saúde. Estamos aguardando estudantes, professores, gestores, pesquisadores, profissionais de saúde e outros atores sociais para promover um amplo debate sobre a promoção do uso racional de medicamentos.

Nossa proposta é tornar o diálogo acadêmico cada vez mais inclusivo e plural, em busca de maior horizontalidade nas discussões.

Image